quinta-feira, 14 de outubro de 2010

É bom pra quê?

       Desde pequena, pra qualquer coisa, minha mãe(ou vó) me dava chá, dor de cabeça, de barriga, de cotovelo e até mesmo aquela gripe chata que não quer deixar meu corpo em paz. Em vários casos eles são ótimo remédios, só porém usados com cautela e corretamente. Atenção: em casos graves, o médico é quem vai dizer que remédio tomar! Não fique tratando com chazinho em casa algo que pode ficar mais grave!

Vamos aos chás :

  • ERVA-CIDREIRA
*Indicações: É usada como calmante e indicada para o alívio do estresse. Ainda tem ação anti-inflamatória e diminuem a pressão.
*Efeitos Colaterais: Devem ser usadas com cuidado por pessoas que tomam medicamentos hipnóticos, porque podem potencializar o efeito sedativo.

  • BRANCO, PRETO E VERDE:
*Indicações: Aceleram o metabolismo e prometem um emagrecimento rápido, mas meio amargo.
*Efeitos Colaterais: São contraindicados para pessoas sensiveis à cafeina, hipertensas e com quadro de arritmia. Gestantes não devem consumir essas bebidas. Para elas, só o chá de bebê.

  • CARQUEJA:
*Indicações: Auxilia na digestão, ajuda a conter piriri, além de ter função diurética.
*Efeitos Colaterias: Se tomada em excesso, pode causar queda de pressão e problemas no fígado.

  • CAMOMILA:
*Indicações: Tem efeito calmante, reduz gases, purifica o sangue, ajuda na digestão, trata inflamações da pele como acne(basta aplicar o chá na área afetada) e regula o ciclo menstrual. Ufa !
*Efeitos Colaterais: Deve ser evitada por quem sofre de refluxo gastroesofágico. Pode causar sonolência, mas ninguém acordou pra confirmar essa informação.

  • HORTELÃ
*Indicações: Reduz gases estomacais ou intestinais, regula o ciclo menstrual, combate febres.. Além disso, o mentol, que é o aroma de hostelã, é absorvido pelo sistema respiratório, aliviando sintomas do resfriado.
*Efeitos Colaterias: Pessoas com refluxo gastroesofágico devem passar longe.
  • ERVA-DOCE
*Indicações: Elimina gases, é laxativa e tem efeito expectorante. Em mães que estão amamentando, ajuda na produção de leite.
*Efeitos Colaterais: Mantenha fora do alcance de crianças - pode causar convulsão.

  • BOLDO
*Indicações: Santo remédio pós-ressaca-monstro(é o que dizem), protege o fígado contra os danos causados por substâncias tóxicas e radicais livres. Ele diminui a acidez no estômago e digere as gurduras no intestino.
*Efeitos Colaterais: Se ingerido em excesso, pode causar problemas neurológicos, já que possui uma substância que age no sistema nervoso central.

Fonte: Revista Gloss edição julho de 2010.

Bom pessoal, depois disso tudo, só pra relembrar a ATENÇÃO E CAUTELA no uso de qualquer chá!

Beijos,

Um comentário: